top of page

QUEM SOMOS?

 

A Cátedra Paulo Freire da Amazônia é constituída por universidades, redes públicas de ensino, instituições educacionais, movimentos, organizações sociais e fóruns localizadas em diferentes estados da Amazônia, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, formação, intervenção, publicações, eventos, dentre outras, tendo como base o legado de Paulo Freire.

 

A Cátedra Paulo Freire da Amazônia, coordenada pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP, da Universidade do Estado do Pará, congrega inicialmente pesquisadores e grupos de pesquisa, educadores, profissionais, militantes que se referenciam pelo legado de Paulo Freire, dos seguintes estados da federação: Pará, Amapá e Amazonas, representados pelas seguintes instituições: UEPA – Universidade do Estado do Pará; UFPA – Universidade Federal do Pará; IFPA – Instituto Federal do Pará; UNIFAP – Universidade Federal do Amapá; UEA – Universidade do Estado do Amazonas; UFAM - Universidade Federal do Amazonas; UNIPOP – Instituto Universidade Popular.

 

Espera-se que o intercâmbio possibilitado pela Cátedra fomente a leitura, a pesquisa e a formação sobre a educação popular freireana, bem como estimule a realização de intervenções e práticas educativas libertadoras em distintos espaços sociais e educacionais da Amazônia, contribuindo para a formação de uma ampla rede de sujeitos, coletivos, instituições, entidades, organizações, movimentos sociais e fóruns inspirados pelo legado freireano.

 

OBJETIVOS

 

  • Promover estudos sobre o pensamento e o legado de Paulo Freire, proporcionando releituras de suas obras, bem como o aprofundamento de conceitos freireanos, temáticas e teorias educacionais;

  • Realizar pesquisas sobre práticas educativas em diferentes contextos sociais e educacionais, que tenham como referência o legado de Paulo Freire;

  • Promover a socialização de estudos de Paulo Freire na Amazônia por meio de publicações e eventos;

  • Viabilizar intercâmbios locais, regionais, nacionais e internacionais com grupos e redes de pesquisas, fóruns e movimentos sociais que estudam e desenvolvem atividades educativas com o legado freireano.

  • Fomentar a produção do conhecimento em educação popular na Amazônia, em articulação com grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, movimentos sociais, escolas públicas, fóruns, populações do campo, indígena, quilombolas e negras, das águas, da floresta, entidades da sociedade civil e secretarias municipais e estaduais de educação.

  • Incentivar a realização de intervenções educativas e de formação de educadores populares e professores das redes públicas de ensino, referenciados pelas práxis freireana.

  •  

AÇÕES

 

  • Realização de estudos e pesquisas em rede: considerando os grupos de pesquisa vinculados à Cátedra, pretende-se desenvolver estudos sobre o pensamento e o legado de Paulo Freire, abrangendo temáticas como: educação popular; educação de jovens, adultos e idosos; educação do campo; educação quilombola; educação indígena; educação e movimentos sociais; políticas públicas de educação básica e ensino superior de inspiração freireana, dentre outros considerados relevantes pela equipe de pesquisadores.

 

  • Publicação de livros e criação de um periódico: a publicação de livros em parceria interinstitucional e a criação de um periódico especializado no tema da educação freireana na Amazônia visa socializar os resultados das pesquisas realizadas pela Cátedra e potencializar o debate sobre a especificidade da educação popular no contexto amazônico.

  •  

  • Promoção de eventos: pretende-se organizar, pelo menos, 01 evento de caráter nacional por ano, reunindo os pesquisadores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa da , pesquisadores nacionais das áreas temáticas relacionadas aos projetos desenvolvidos, movimentos sociais, professores da educação básica e militantes da educação popular. Outros eventos, ao longo de todo o ano, poderão ser organizados pelos grupos de pesquisa, de forma articulada à Cátedra, como estratégia de formação dos professores e estudantes vinculados e socialização de pesquisas.

  •  

  • Realização de intercâmbios locais, regionais, nacionais e internacionais: temáticas ligadas ao pensamento e ao legado de Paulo Freire têm sido estudadas por um conjunto de pesquisadores de toda a Amazônia, mas também de outras regiões brasileiras, países da América Latina e de outros continentes. Espera-se que a possibilite o intercâmbio entre estudantes e professores ligados a distintas universidades e centros de pesquisa, de forma a dar concretude a uma ideia de , capaz de pensar crítica e dinamicamente as relações entre local e global.

  •  

  • Formação de professores: os grupos de pesquisa vinculados à Cátedra possuem uma rica atuação em termos de formação de professores: educadores populares, professores da educação básica e do ensino superior. Com a criação da Cátedra, pretende-se estimular projetos e programas colaborativos de formação de professores.

  •  

  • Criação de um banco de dados com produções freireanas: pesquisadores ligados à Cátedra desenvolverão estudos de documentação, registro e sistematização de conhecimentos já produzidos no campo da educação freireana. As produções freireanas registradas serão reunidas e armazenadas em um banco de dados, com acesso virtual a todos os interessados. Neste sentido, utilizar-se-á a estrutura tecnológica já criada para o Centro de Documentação e Memória da Educação de Jovens e Adultos na Amazônia (CEREJA), projeto de cooperação entre a UFPA, UEPA, UFAM, UEA e UNITINS.

bottom of page