top of page

Lançamentos


João Colares da Mota Neto, no livro "POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA AMÉRICA LATINA: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda", analisa a constituição de uma concepção decolonial no pensamento social e pedagógico de Paulo Freire e Orlando Fals Borda, buscando identificar seus aportes (biográficos, epistemológicos, metodológicos e ético-políticos) para a formulação de uma pedagogia decolonial como expressão da educação popular latino-americana.

Alder de Sousa Dias, autor de "PAULO FREIRE E A ESCOLA DEMOCRÁTICA E POPULAR: parâmetros para sistemas educacionais e à educação de jovens e adultos", mapeia o legado educacional de Paulo Freire no contexto escolar amazônico, tendo como foco a Educação de Jovens e Adultos praticada na vigência da Escola Cabana, proposta pedagógica freireana, adotada no sistema municipal de ensino de Belém do Pará durante os anos de 1997 a 2004. 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, em "PAULO FREIRE: gênese da educação intercultural no Brasil", aborda Paulo Freire como precursor da educação intercultural. A autora apresenta as seguintes questões de pesquisa: Ao conceber a cultura como centro de referência em sua concepção de educação popular, a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a gênese histórica da interculturalidade no Brasil? A proposta de Freire pode ser considerada intercultural?

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, em "EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas", apresenta um debate inicial sobre conceitos no campo da epistemologia e, posteriormente, analisa as racionalidades epistemológicas historicamente construídas e suas influências no campo educacional.

bottom of page